quarta-feira, 1 de junho de 2011

Redes sociais segmentadas

Antes, era a união de várias pessoas com comportamentos e gostos afins. Hoje, as redes sociais são uma miscelânea de todas as pessoas que você já conheceu na vida. Professores, amigos do cursinho, amigos de viagem, amigos de trabalho, parentes, amigos dos amigos...
Não tem mais segmentação. Quanto maior o seu número de amigos, mais popular e valorizado você é na web.
Mas de certa forma, já tem gente buscando suas tribos e espaços menores de convivência. Estão virando tendência as chamadas redes sociais temáticas. Não se trata apenas de participar de algumas comunidades, é uma rede social inteira segmentada por categoria.
Pra citar um exemplo, a SouMix é uma rede social brasileira voltada para músicos com vários diferenciais interessantes, segundo os aficionados. É um espaço bacana para profissionais, estudantes, fornecedores, gravadoras, lojas de instrumentos etc. Todos trocam experiências, divulgam novos trabalhos e fazem networking.
Da forma como estão caminhando para uma mídia de massa, os usuários de redes sociais certamente sentirão a necessidade de segmentação. Me parece uma tentativa promissora e visionária da SouMix.

Um comentário:

  1. Parabéns Andrea, excelente matéria!
    Agradeço por ter citado Soumix como exemplo.

    Equipe Soumix

    ResponderExcluir