quarta-feira, 4 de julho de 2012

Gordinhas na mira das ações de marketing

A população obesa é crescente no mundo inteiro. Apesar de todas as tentativas de implementar-se um meio de vida mais saudável, cada vez mais as grandes cidades são reféns de comidas rápidas e industrializadas. É o ônus do crescimento, especialmente nos países ocidentais.

No Brasil, não é diferente. A população acima do peso já é maioria em várias capitais. A novidade é que esse público começa a resgatar sua auto-estima. Já não permitem serem discriminados, assumem seu corpo e tem orgulho de suas formas avantajadas.

Atentos à esse cenário, profissionais de marketing já enxergam um novo nicho promissor: O padrão de beleza real, factível. Várias marcas já não fazem alusão às divas internacionais e magérrimas em suas campanhas publicitárias. A campanha DOVE foi um exemplo emblemático e de muito sucesso. Mais recentemente, a C&A fechou contrato com a cantora Preta Gil para lançar sua nova coleção. É o mercado capitalista sempre perseguindo as tendências do consumo.

Eu defendo o fato de assumir o próprio corpo e ter orgulho disso. Passa por ter vaidade, personalidade ousada e um perfil determinado. Isso é saudável. Porém, acomodar-se num padrão de comportamento alimentar desequilibrado não é bacana.

Não sou a favor da ditadura da magreza e até concordo que aqueles que vivem de dieta estão sempre mal humorados! Mas um consumo alimentar voltado para o equilíbrio das nossas energias faz diferença a longo prazo. As modas vem e vão. Hoje, ser gordinho é motivo de orgulho. Talvez amanhã não seja. O que fica é a SUA moda pessoal. O corpo ideal para você. Por definição, o Marketing sempre irá fazer o que você quer, não o contrário.

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