sábado, 23 de abril de 2011

O que é Mídia?


Afinal o que estamos ensinando para nossos estudantes nas Universidades? Tenho conversado com um número expressivo de estagiários das mais diversas Instituições de Ensino (algumas deles, entre as melhores do Brasil) e esses alunos simplesmente não conseguem descrever adequadamente o que faz um profissional de mídia. Alguns inclusive chegam a alimentar um certo “pânico” pela área. “Eu odeio números!”
É um episódio lamentável e infelizmente rotineiro. Eu tenho seguido na minha luta de semear nessas novas cabecinhas um pouco do que é o mercado publicitário e especialmente o quanto a Mídia evoluiu nos últimos anos. Certamente a área da publicidade que mais cresceu e se reinventou. Hoje são inúmeras e crescentes as possibilidades de mídias digitais, sem falar das tradicionais que estão também numa frenética revolução tecnológica. A Mídia é criatividade, é pesquisa de comportamento, é rentabilidade para o negócio, é o monitoramento da concorrência, é o PDV, é o estudo do público-alvo. É qualquer conexão com a marca.
Nossas universidades não estão atentas a isso? Ou será que os nossos professores não estão tendo a paixão necessária pela Mídia, capaz de contaminar novas gerações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário