segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ócio Criativo

Newton descobriu a Lei da Gravidade enquanto descansava debaixo de uma árvore. Arquimedes descobriu o Empuxo enquanto mergulhava numa banheira. As principais invenções aconteceram em momentos de relaxamento, não sob pressão.
Não se cria algo brilhante sob encomenda. No máximo algo técnico, bem feito, mas com poucas chances de fazer história.
Várias empresas já descobriram isso e criam espaços de entretenimento para os funcionários durante o expediente. O problema é a disciplina. Se liberar demais, ninguem sai de lá. Se restringir demais o uso, o espaço perde o sentido. Já presenciei algumas tentativas frustradas entre empresa e funcionário. A verdade é que todos nós queremos liberdade pra pensar e desenvolver os trabalhos no "nosso tempo". Mas os clientes não esperam e as empresas são cobradas por resultados.
Ainda temos raízes sólidas naquele padrão de empresa convencional e quando desaparecem as fronteiras, muitos de nós ficamos sem rumo.
Não concordo que ficar trancado 12 horas por dia seja o ideal, especialmente em algumas áreas que exigem criatividade. Mas também não concordo com a liberdade absoluta. Ainda não encontrei uma empresa que tenha achado a dose exata. Nós seres humanos estamos sempre insatisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário