quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

As Armadilhas do Planejamento

Planejar não é fácil. É necessário pesquisar muito, ler, viajar, estar atento às tendências. Tudo isso é importante, mas no final, vale uma pequena dose de ousadia. É aquela decisão de caminho estratégico que precisa ser tomada, após todas as análises feitas. OK, agora que conhecemos o cenário, vamos por aqui ou por lá?
Daí surge o brilhantismo ou o fracasso de um líder. Seu olhar visionário é seu diferencial.
Acabei de ler uma matéria que fala sobre o encerramento das atividades da KODAK no segmento de câmeras digitais.
Curiosamente, foi a própria KODAK quem inventou a foto digital, mas temendo uma canibalização de sua principal fonte de recuros (filme, revelação), optou por não evoluir com o projeto. Outras empresas apostaram no filão (especialmente a Sony) e a Kodak nunca mais conseguiu recuperar-se nesta área. Uma pena. A marca perdeu muita representatividade no mercado, apesar de ainda atuar fortemente no ramo de saúde com exames de imagens.
Antes de julgarmos a decisão do passado, cabe-nos uma reflexão: Você ameaçaria todo o faturamento da sua empresa por uma idéia revolucionária?
Essa é a linha tênue que faz a diferença. Ao final de todo um trabalho de inteligência de marketing, você decide ir ou ficar. E o resultado pode representar o triunfo ou a falência da empresa. Talvez por esse motivo, tenhamos tão poucos líderes ousados. Ficar em cima do muro, evita muitos transtornos.
Boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário