quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estacionamento. O Negócio do Século!

Montar um estacionamento pode ser o negócio do século. É quase impossível achar um lugar para parar o carro nas vias públicas. Dados do IBGE apontam um aumento médio da hora estacionada, três vezes superior à inflação. E não faltam clientes. Para citar um exemplo, estacionar por 3 horas no Edifício Menezes Cortes (no RJ) não sai por menos que R$ 42,00. Um belo valor, considerando a rotatividade diária de veículos.

A aquisição facilitada tem criado um boom no mercado de automóveis, cujo crescimento é bastante superior ao volume de carros que saem de circulação. Só no mês de maio o aumento registrado foi de 8,4% sobre um número que já é assustador. É um caos anunciado. A conta não fecha. O incremento da frota não foi acompanhado pelos investimentos em infra-estrutura nas vias urbanas e estradas.

Além disso, existe a desordem, a superlotação e a insegurança gerada pelos transportes públicos que não suprem a necessidade da população.

Dados da CET, revelam que a velocidade média do trânsito de SP é de 15 km/h, no horário do rush. Uma marca mais lenta que a de um corredor profissional da São Silvestre!

O tempo perdido no trânsito já é alvo de diversas estratégias de marketing, que buscam soluções para preencher o tempo ocioso da população. De forma amadora também crescem exponencialmente o número de vendedores ambulantes nos sinais, alguns até uniformizados. A coisa está se profissionalizando. Qualquer dia a Estacio irá lançar uma Faculdade de 2 anos para Comissários de Tráfego Urbano.

Enquanto não criam o carro desmontável-portátil, começo a crer que investir em estacionamentos talvez seja mesmo um excelente negócio! Bem, deixa eu pegar meu carro e voltar pra casa... Se eu demorar menos que uma hora, ficarei super feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário