quinta-feira, 19 de maio de 2011

Poder e arrogância precisam caminhar juntos?

Todo mundo tem uma história pra contar sobre um chefe terrível, um professor mal humorado. O poder muitas vezes corrompe e mostra um lado asqueroso da personalidade humana. Acontecem também aqueles casos em que você não tem poder normalmente, mas por algum instante está numa situação de poder. Lembro de um estágio que fiz na CEF onde eu trabalhava na área de pagamentos de PIS. Minha função era orientar os clientes sobre como receber o benefício. Alguns tinham direito, outros não e todos queriam explicações de tudo. Era uma situação de poder. Todo mundo queria falar comigo porque eu dizia “você tem direito”, “você não tem”! Quem era eu? Absolutamente ninguém. Mas nenhum cliente avançava na fila, antes de ser liberado por mim. Que hilário!
O problema é como as pessoas lidam com isso. Existem aqueles que estão realmente no poder e te tratam como um inseto. Existem aqueles que não tem poder nenhum mas estão desempenhando uma tarefa que confere poder. E também te tratam como um inseto.
Mas o que é realmente admirável são aquelas pessoas que tem poder e te tratam como ser humano. Isso sim é uma virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário