terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que os iPads e iPhones não são de graça?

Quem tem um desses aparelhos vai concordar comigo. Você compra o produto em sua versão pura, sem nenhum opcional. Entra numa loja Apple e vai à loucura com as inúmeras possibilidades de customização para o seu brinquedinho novo. Todos absurdamente caros. Comprei recentemente uma capa para meu iPad. Uma capa, preta, sem nenhum charme, despretensiosa. R$ 199,00! Sim, cento-e-noventa-e-nove reais por uma capinha emborrachada. Fiquei com o modelo simples, apesar de passar horas namorando os modelos coloridos, com design assinado... Por volta de R$ 300,00.
Mas não pára por aí. Pra usar qualquer recurso você tem simplesmente que cadastrar todos os seus dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, CPF e pasme: número de seu cartão de crédito válido!... Sem isso, seu brinquedinho não funciona. Ou melhor, não em sua plenitude.
A Apple arrecada com todos os seus aplicativos. Mesmo os que são sem custo para nós, são pagos pelas empresas ali presentes. E não pagam pouco. Também não são poucos os clientes que aderem aos aplicativos pagos. Excelente negócio!
Fazendo uma conta rápida, temos: acessórios bem acima dos preços convencionais, um banco de dados valiosíssimo com controle de todas as nossas vidas, participação na venda dos aplicativos, games e serviços.
Por que não liberar essa plataforma de mídia a custos populares, aumentar substancialmente a penetração e dominar o mundo?

Um comentário:

  1. É o que eu sempre digo, a Apple é evil! hehehe...
    Vida longa ao Google! I <3 Android.
    Bisous

    ResponderExcluir